Hoje foi o segundo dia sem tomar antidepressivo, a gente sabe que os primeiros dias pós interrupção serão meio bosta, mas viver isso é muito bosta!
Estou me esforçando bastante para entender que é só uma fase e vai passar, foram mais de dois anos tomando doses cavalares todos os dias, e olhando para os meus 32 anos, foi a maior rotina que eu tive na vida! Infelizmente nunca consegui fazer coisas como ir para a academia, dieta, escrever, ler ou qualquer outra coisa legal com tanta regularidade!
Daí meu corpo se acostumou em um nível que esses dois dias eu estou sofrendo muito, mas muito mesmo! Eu me “planejei” para isso, parei em um fim de semana de feriado prolongado, quando o Will estaria comigo e nós na praia, pois sabia que enfrentaria algumas dificuldades. Estou escrevendo esses relatos, pois eles podem ajudar alguém no mundo algum dia, nem que esse alguém seja eu, lendo daqui a alguns meses bem bela e feliz.
Bom, primeiro de tudo, eu percebo que a maioria das pessoas não entendem a diferença entre antidepressivo e ansiolítico (eu até fui buscar no Google uma maneira mais clara de explicar e aí vai!) Fonte: https://www.vittude.com/blog/antidepressivos/
Antidepressivos
Segundo pesquisas, pacientes depressivos apresentam uma falha na neurotransmissão por serotonina e noroadrenalina. Desta forma, os antidepressivos promovem através de mecanismos de bloqueio e recaptação o aumento desses neurotransmissores no nosso cérebro.
[nota] É uma função “mecânica”, os neurônios estão meio travados e precisam fazer o trabalho deles, o remédio serve para estimular isso. Mas não mudam necessariamente o seu humor ou te deixam mais calma, pode melhorar porque faz seu cérebro funcionar minimamente como deveria, mas não é essa a principal função.
Agora os Ansiolíticos:
Os medicamentos da classe dos ansiolíticos são utilizados para problemas que vão desde problemas do sono até crises convulsivas. Possuem efeito sedativo (reduzindo a atividade, causando sonolência e induzindo à calma) ou hipnótico (induzindo ao sono).
Geralmente você começa o tratamento com os dois, quando eu fui procurar um psiquiatra é porque já estava tudo muito bagunçado, ansiedade, sono, medo, raiva, choro, etc e o ansiolítico te obriga a parar, daí cheio de sono e “calmo” seu corpo começa a reagir. Eu tomei tarja preta no começo, foi necessário, mas tirar foi terrível e como sei que é possível, estou me agarrando a isso para não enfiar a dose máxima do antidepressivo garganta a baixo novamente.
Expliquei porque sempre que falava que tomava antidepressivo vinha o questionamento se o humor iria mudar e eu ia querer me matar de novo, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Além disso, a depressão é uma doença e você só para de tomar depois de um período mínimo de estabilidade, faz um ano que estou “bem”, por isso parei e tudo com orientação e acompanhamento.
Rodei, rodei e não falei porque comecei a escrever! Foi para lembrar que parar qualquer coisa que você já faz no automático não é fácil.
Estou desde ontem com muita tontura, vertigem, enjoo, dor de cabeça e um negócio muito estranho no ouvido, ao mexer a cabeça vem um barulho como se eu estivesse debaixo dágua. Sem foco e às vezes não consigo acompanhar raciocínio e fala, mas estou conseguindo escrever, daqui uns dias vou voltar e ajustar o que precisar no texto!
Daí como se nada disso bastasse estou de tpm também, passando por problemas administrativos com a casa que aluguei e uma pilha de trabalho que não acaba nunca.
Vida bem tranquila... Bom, acordei com um dia lindo me presenteado e fui para a praia, afinal de contas moro em uma, a dúvida era passar mal na cama ou na areia, fui para areia (sou doida, mas não sou boba), mas fazia 2 meses que não tinha Sol em Caraguá e quis aproveitar, agora estou aqui às 22h30 com tudo isso que disse nos parágrafos anteriores e um plus de insolação (estado febril, pele toda machucada e tal), pelo menos comprei um vaso de rosas e um pé de tomate.
Agora não estou com vontade de escrever mais, na verdade nem sei porque escrevi tudo isso!
Parece que está tudo perdido, não é mesmo?! Mas mesmo assim eu ainda acho a minha vida boa! Isso é muito louco!
Lembrete pra Angélica do futuro: Não fica pensando muito nas coisas, pq nada vai sair do jeito que voce imaginou e além disso, não existe para sempre, então daqui a pouco fica tudo mara de novo!
Comments