A minha inspiração hoje veio de um trecho do livro Meditações do Marco Aurélio (sim, o imperador) em conjunto com uma briga no grupo do Whatsapp do condomínio.
Ontem postei no meu Instaram o trecho “... ser senhor de si e não ser levado por nada em torno; e o bom ânimo nas diferentes circunstâncias e mesmo nas doenças; e a boa mistura de caráter, tanto doçura como gravidade; ...” ele descreve no primeiro capítulo do livro pontos relevantes e que gostaria de incorporar à sua vida baseado no comportamento e atitude de pessoas próximas, nesse caso, ele falava de Máximo.
Beleza, isso foi ontem, daí hoje, abri o grupo do prédio que moro no Whatsapp e um dos vizinhos postou uma oração “Hoje é dia da oração X, orem, ...”, vi, não fazia sentido pra mim, fui fazer outra coisa, passaram alguns minutos e bati o olho no grupo novamente, daí um se incomodou, mandou figurinha + texto para não colocar esse tipo de mensagem no grupo, daí já viu né?! Um puxou a corda e começou a baixaria, o da oração se irritou e partiu pra briga também, minha vontade era entrar no bolo, daí me veio uma palestra do Karnal na cabeça “Não toque tambor para maluco dançar” e fiquei só observando aquela loucura.
Não fui escrever lá, mas vim escrever aqui! Hahahaha e por quê fiz a ligação do texto de ontem com a conversa de hoje? A pessoa que mandou a oração, possivelmente não escreveu aquilo com a intenção de converter ou impor sua religião aos demais, no final do texto estava “compartilhe com 3 pessoas” e deve ter feito isso automaticamente, o primeiro a criticar se doeu por não acreditar naquilo, falando que rezar não servia pra nada e agindo com desrespeito, pedindo que fosse respeitado, muitas pessoas se inflamaram e outras só ficaram mandando figurinha para ver o circo pegar fogo. Posso estar errada, mas pelo menos os dois primeiros envolvidos perderam um pouco de energia nessa troca de verdades e crenças, e no final das contas, para que? Isso mesmo, pra nada! Ambos se deixaram levar pelo em torno, não foram senhores de si mesmo, nem para não se incomodar com algo que não faria sentido para eles, nem em não retrucar uma ofensa gratuita.
“Ser senhor de si e não ser levado por nada em torno” quanto deixamos da nossa energia e perdemos um pouco da fé na humanidade quando vimos discussões que começam do nada e podem acabar mal, não sei na real o que passa na vida das pessoas que começaram essa discussão, mas a gente nunca, sério, nunca sabe o que está passando na vida do outro. Conheço um monte de gente que está passando por luto, depressão, doença e simplesmente se cala e toca a vida e nessas horas uma piada ou uma “brincadeira” pode acabar com o dia daquela pessoa. Todo mundo é meio sem noção às vezes, eu por exemplo, brinquei no meio da oração que o meu marido estava fazendo no Ano Novo, sei lá porquê! Foi mais forte que eu, me arrependi na sequência, mas já tinha falado e não tinha mais conserto. Era sobre isso que queria deixar registrado hoje, a força e o ímpeto das nossas palavras sobre a vida dos outros, é necessário ser senhor de si, para não se abalar e ser levado pelo meio, mas também é importante fazer um esforço para não bagunçar o meio que vivemos.
Se você leu até aqui e já brigamos nas redes sociais porquê sou 100% fora Bozo e tal, uma coisa não tem nada a ver com a outra! Não venha me chamar de “olha lá a hipócrita que escreve paz e amor no blog e causa nas redes sociais” Kkkkkk eu continuo sendo totalmente contra esse desgoverno, mas não é nada pessoal contra você, se está na minha rede é bem provável que a gente até se dê bem ;) Eu estou tentando buscar formas mais brandas de mostrar o que eu penso, que não é direita ou esquerda, é o meio (não voto no Novo), vou parar de ironia e voltar pro centro! kkkkkk
Bom, era isso, falar menos, falar mais pra você, estudar, entender que o entorno não é você, que sua dor não é comparável a do outro e que cada um tem suas lutas. Isso não tem nada a ver com fazer a Hare Krishna e tal, é só o ponto de vista de uma adulta, que mesmo não aparentando já levou muita porrada e continua aqui, de olho roxo, mas tentando ser uma pessoa, não maravilhosa, mas que pelo menos não atrapalha a vida de ninguém.
Hoje você já perdeu uma boa chance de ficar calado? Diz aí!
Beijos de luz from Osasco
תגובות