O ano mal começou e a sentença já foi dada né meus caros amigos? Nada de festinhas, viagens, aglomerações, até mesmo porque há uma nova variação do corona que surgiu aqui e a maioria dos países quer brasileirinhos bem longe, alguns brasileirinhos eu também queria longe, mas nasci nessa terra tupiniquim por algum motivo, que acho que só vou descobrir quando for só "spíritu" de novo.
Bom, todo ano tem aquelas metas de livros, viagens e coisas para fazer, esse ano não poderia ser muito diferente, tirando as viagens e coisas que envolvem aglomeração.
Fiz uma lista "diferente" esse ano, vou ler coisas que estão paradas na minha estante por n motivos, não basta ter um monte de livro, tem que ler "tá ok?". Então vou discorrer um pouco sobre a escolha de cada título que espero ler ao longo desse ano, pelo menos esses, pois nos últimos tempos minha cabeça tem estado tão louca que não consigo me concentrar em nada por muito tempo.
Os N motivos para escolher:
1º Porque todos estavam em casa sem terem sido lidos (isso eu já falei, hehe, mas vale reforçar), o que significa um mega desperdício;
2º Porque chega de comprar livros para ficar parados, só pelo vulgar prazer capitalista de consumo;
3º Porque quero voltar a ler com mais frequência obras, gasto horas do meu dia com notícias, resumos, tv, redes sociais, uma obra com "começo, meio e fim" nos traz um pouco mais de construção e longo prazo. Além disso, a depressão ferrou muito com o hábito que eu tinha de devorar conteúdos, pois começar a ler me gera ansiedade para acabar e ao mesmo tempo fico exausta após poucas páginas lidas, sim, é uma conta que não fecha e difícil de explicar.
Vamos aos títulos? Não vou ler necessariamente nessa ordem, tá?!
1984 de George Orwell | Porque é cool, já sei a história, mas quero os detalhes, não só por esses motivos rasos, mas principalmente porque o autor é o George Orwell, ele é um autor fora de série, que enxergava muito além do seu tempo, ele escreveu a obra "A revolução dos bichos", que é simplesmente sensacional e todos deveriam ler.
O desafio da liderança de Barry Posner e James Kouses | Esse é um livrão de RH, falam que é a bíblia e tal. Comprei esse livro assim que soube que seria "coordenadora", não queria foder com a vida de ninguém como já tinham feito com a minha, mas virei coordenadora sem equipe por tantos meses que deixei para lá, quando finalmente tive pessoas sob a minha responsabilidade caí doente e só pensava em como não me afogar na lama. Enfim, acho que vale a pena ler sobre aspectos mais pragmáticos de gestão.
A origem das espécies e a seleção natural de Charles Darwin | Há anos vi uma daquelas listas na internet de "100 livros que você precisa ler na vida" e esse estava em uma das primeiras posições, comprei lá por volta de 2017, lia e dormia, daí agora resolvi que vou ler e pronto porque eu PRECISO entender como defensores de Bolsonaro chegaram até o século XXI e se isso vai ter fim.
Rápido e Devagar de Daniel Kahneman | O Will falava o tempo todo que queria ler esse livro, mas achava caro, daí um belo dia eu, com essa alma fofa e carinhosa, fui lá e comprei para dar de presente, daí o bonito leu 47 páginas, o raio do livro tem 600, e resolveu que não era o que ele pensava e não estava mais afim. Olha a afronta! Daí como tenho amor ao tempo que invisto da minha vida para ganhar dinheiro que se materializará em coisas, resolvi ler! E também porque parece que fala de economia e outras coisas que não estão no meu dia a dia.
Sócrates | Por que? Porque tem vários memes legais na internet! kkkkk zoeira! Mas sei lá porque, já fiz coisas mais difíceis como ir para Atenas (olha a blogger que vive em mim querendo biscoito de viajada). Saio mais uma vez da zona de conforto, tentando ler filosofia.
Humano, demasiado humano de Friedrich Nietzsche | Porque sempre dá para ficar mais triste, incrédulo e chafurdado nas mazelas da vida.
Racismo estrutural de Silvio Almeida | Para tentar ser menos burra, preconceituosa e racista (todos somos em algum grau). Além disso,o Silvio é um ícone, escritor contemporâneo e está vivo, sim! Você consegue ver stories dele no Instagram! Acho isso muito legal.
Dom Casmurro de Machado de Assis | Porque o Felipe Neto falou no Twitter que obrigar adolescentes a ler essas obras era chato ou coisa assim.
Autoperfeição com hatha yoga de Hermógenes | Porque agora são 1h30 da manhã de uma sexta-feira e estou doente, ansiosa, triste e exausta, talvez uma coisinha nova que aprenda aqui sobre respiração ou autoconhecimento já vai ajudar.
A cabeça de Steve Jobs de Leander Kahney | Essa "última" escolha foi porque não sabia porque tinha esse livro na estante, abri e vi que foi um presente que o Will ganhou em 2010, por isso não lembrava dele! tsi tsi tsi
E você tem algum "mega objetivo" esse ano que não vai poder ficar saçaricando por aí?
Comments